Em que fase da liderança você está?
Ronie Gabbi
Consultor de organizações públicasMarvin Grinn, protagonista que dá nome aos livros do publicitário santa-mariense Armando Ribas, conhece, ao longo de sua jornada, algumas pessoas designadas para protegê-lo e treiná-lo. No primeiro livro, A Chave Mestra, Marvin é encontrado por Dona Dulce, uma mulher que faz jus ao nome: doce, protetora e que o acolheu como mãe. Em outro momento, ele é apresentado para Salomon, um treinador que lhe apresenta um ambiente de capacitação técnica em nível básico. Salomon adota um estilo mais rígido, de falas duras e exigentes, com imposição de muita disciplina. Ele sabia que Marvin precisava romper paradigmas e tinha necessidade de se encaixar em um novo ambiente de aventuras, perigos e desafios, forçando Marvin a desenvolver percepção, raciocínio, velocidade e mantendo sempre seus reflexos em dia.
Salomon exigia de Marvin intermináveis horas de treinamento, intercalando teoria, que era passada numa velha classe com livros épicos, e prática, no círculo de duelos para Marvin desenvolver habilidade de transferir o conhecimento da teoria para a prática. A mudança radical dos estilos de liderança de Dona Dulce para Salomon colocou Marvin, diversas vezes, em situação de desconforto, fazendo-o emergir seus mais profundos sentimentos e medos. Isso tornava Marvin cada vez mais forte.
Quando percebeu que o aprendiz estava em outro nível - Marvin tinha sido exposto a situações reais daquele mundo de acertos e erros - o treinador o colocou no próximo nível. No segundo livro, o Segredo da Sereia, Marvin é apresentado para Madame Alta, uma treinadora astuta que, com maestria, flutua pelo estilo de liderança autocrática sem perder a ternura e a maciez do estilo democrático. Ela era rígida quando seu tutorado perdia o foco, mas macia na argumentação dos motivos. Desta forma, Marvin evoluiu rapidamente em sua capacidade.
O mundo da magia que Armandinho nos presenteia é uma verdadeira aula prática de liderança, que mistura os estilos autocrático e democrático, tendo ambos como pano de fundo o estilo de treinador que eleva o patamar do aprendiz Marvin a cada capítulo.
A liderança situacional é um modelo de gestão que, basicamente, consiste em adaptar a forma de liderar conforme o contexto em que os liderados se encontram. Desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard, os autores pregam que há quatro principais fases que precisam ser percebidas. A primeira é o nível básico, quando a equipe precisa de direção. A segunda é quando a equipe precisa de orientação, e o papel do líder é supervisionar e lidar com os erros que irão acontecer. A terceira é quando o liderado precisa de apoio. Nesta etapa da maturidade, o líder exerce uma supervisão mais superficial e atua como um facilitador. A quarta é uma situação de autonomia, quando o liderado tem a maturidade que é representada também pela responsabilidade - nesta fase, o líder dá o "norte" e distribui as responsabilidades.
Ser líder é inspirar pessoas. É ter a capacidade mágica de transportá-las para situações futuras!
Por que não aprovam o meu crédito
Mateus Frozza
Economista e professor universitárioPor que não aprovaram meu financiamento habitacional, a compra de um carro ou simplesmente não aumentam o limite do cartão de crédito? Com certeza, muitos brasileiros estão com essas dúvidas. A escassez de crédito é uma realidade. Os agentes de crédito do sistema financeiro realmente apertaram os cintos. Os tempos de bonança, onde tudo podia em relação ao crédito, cessou de vez.
Segundo o Dicionário de Economia (ed. Record), crédito é uma transação comercial em que um comprador recebe, imediatamente, um bem ou serviço adquirido, mas só fará o pagamento depois de algum tempo determinado. O crédito inclui duas noções fundamentais: a confiança, expressa na promessa de pagamento, e o tempo entre a aquisição e a liquidação da dívida. De fato, a confiança é algo raro. Nela, baseiam-se as relações comerciais a partir do histórico de pagamentos de cada consumidor brasileiro. Os consumidores são classificados de acordo com uma pontuação que interfere diretamente na concessão de crédito ou não pelo agente financeiro.
Essa classificação é conhecida como crédito score. De acordo com o Serasa, o crédito score é o resultado dos pagamentos realizados em dia ou antes do vencimento e do relacionamento do cidadão com o mercado de crédito, ou seja, se as dívidas contraídas estão sendo pagas. Se existe relacionamento com o banco, como previdência privada, capitalização, seguro etc., a vida financeira do consumidor acumula pontos, e estes pontos são como notas semelhantes a um programa de recompensa. O peso de cada informação do "score" do Serasa é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados.
Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas (como idade, profissão, renda e residência). Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do score. O score é classificado com alto ou baixo de acordo com a vida financeira do consumidor. A pontuação vai de zero a mil pontos. Sendo que até 300 pontos há alto risco de inadimplência, ou seja, a probabilidade deste consumidor contrair dívidas e não pagar nos próximos 12 meses é muito alta.
De 301 a 700 pontos, a classificação é média. E, acima de 701 pontos, o risco deste consumidor não pagar as dívidas é muito baixa, sendo este o perfil procurado pelo agente financeiro para fazer investimento. Para saber o seu score de crédito, você pode acessar o site Serasa Consumidor e ter a informação gratuitamente. Ter conhecimento sobre o seu crédito score permite o controle do seu currículo financeiro.
Saber quando o score aumenta ou diminui, beneficia quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo e desta forma organizar as despesas e compromissos financeiros. A pontuação é dinâmica e pode mudar de uma consulta para outra (sendo mais prudente de um mês para outro). Estar com o nome limpo, ou seja, sem inscrição no cadastro dos inadimplentes, pagar as contas em dia, manter os dados cadastrais atualizados no banco e, se por conveniência, optar pelo cadastro positivo, onde o consumidor informa seus compromissos financeiros para o Serasa Experian para melhora a precisão de contas pagas em dia, seu score tende a aumentar. O ideal é que o consumidor trate o seu score da mesma forma que seu currículo, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam na avaliação do empregador. Lembrando que quanto mais tempo o consumidor estiver sem negativação e contas atrasadas melhor sua pontuação !